Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Instituição financeira cooperativa foi responsável por 65% das iniciativas do Sistema Financeiro Nacional nas edições da Semana ENEF em 2022 e 2023.
O Sicredi realizou 4.742 ações de educação financeira nas edições da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) em 2022 e 2023, alcançando mais de 20 milhões de pessoas. Os dados são do relatório do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), organizador do evento anual. Em uma média das duas últimas edições, a instituição financeira cooperativa foi responsável por 65% das iniciativas do Sistema Financeiro Nacional. A instituição atuou com ações e abordagens focadas nas ciências comportamentais para impulsionar o tema “Resiliência Financeira”.
“O objetivo principal das iniciativas de educação financeira do Sicredi é incentivar a mudança de comportamento das pessoas em relação ao uso do dinheiro, estimulando uma gestão mais consciente e responsável das finanças. Entendemos que a educação financeira é fundamental para criação de hábitos saudáveis desde a infância, por isso, participamos da Semana ENEF desde 2016, assim como promovemos o tema perenemente por meio de nossas 105 cooperativas em todo o Brasil”, afirma César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi. Em 2022, por exemplo, o setor cooperativista foi responsável por 92% das iniciativas da Semana ENEF. Dentre elas, o Sicredi lançou a campanha “Vida financeira não é sorte, é conhecimento”.
Por meio da campanha, as cooperativas realizaram atividades locais de educação financeira em diferentes formatos e conectadas com a realidade das regiões onde atuam, como palestras, seminários, workshops, oficinas, cursos, sessões de orientação financeira, feiras e outros. Já em 2023, foi lançado um universo do Sicredi no Roblox, um jogo no metaverso que visa trabalhar, de forma lúdica, a educação financeira e o cooperativismo com crianças e adolescentes.
Desenvolvido pelo Lab de Inovação do Sicredi em parceria com a Fundação Sicredi, o jogo, chamado “Universo S902”, proporciona uma experiência durante a qual crianças e adolescentes podem interagir com os habitantes do universo, desenvolver atitudes cooperativas que os recompensam, fazer compras valorizando o comércio local, aprender a usar um caixa eletrônico, entre outras. Desde o lançamento, 4,7 mil crianças já foram impactadas pelo jogo.
O Sicredi, também por meio da sua Fundação, intensificou a parceria com a Mauricio de Sousa Produções, lançando experiências de educação financeira na Vila da Mônica, em Gramado – RS, um parque temático da Turma da Mônica inaugurado em outubro de 2022. A experiência proporciona aos visitantes vivências sobre o tema de educação financeira em diversas atrações, além da possibilidade de responder a um quiz sobre o tema e levar para casa um gibi da coleção que já teve a distribuição, desde 2019, de mais de 8 milhões de exemplares.
Fonte; Sicredi