Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Instituição financeira cooperativa dobrou o número de associados em cinco anos e mantém crescimento sólido com foco em proximidade e desenvolvimento regional.
O Sicredi atingiu a marca de 9 milhões de associados em todo o país, consolidando-se como uma das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil. Apenas nos últimos 12 meses, mais de 1,5 milhão de pessoas se associaram, o que representa uma média de cerca de 6 mil novas associações por dia útil. O número atual representa o dobro do total registrado em 2019, quando o Sicredi contava com 4,4 milhões de associados.
Segundo Alexandre Barbosa, diretor executivo de Estratégia, Sustentabilidade, Administração e Finanças, o resultado reflete a confiança dos brasileiros no modelo cooperativo:
“Chegar a 9 milhões de associados reflete a confiança das pessoas no Sicredi e no cooperativismo de crédito. Nosso crescimento tem sido sólido e sustentável, sempre priorizando um relacionamento próximo e transparente com nossos associados.”
Expansão física acompanha demanda por relacionamento direto
A expansão do número de associados acompanha a estratégia da instituição de manter presença física em todo o território nacional. Atualmente, o Sicredi possui mais de 2,8 mil agências em mais de 2,1 mil municípios brasileiros, sendo o único agente financeiro presente fisicamente em mais de 200 cidades. Desde 2014, foram abertas mais de 1.500 novas agências, o que representa um aumento de 110% na rede de atendimento.
A previsão é de que mais de 230 novas agências sejam inauguradas até o fim de 2025, totalizando mais de 400 inaugurações entre 2024 e 2025.
“Atender nossos associados nos canais de sua preferência, cultivando vínculos de longo prazo e confiança, é fundamental para manter nosso ritmo sustentável de crescimento”, afirmou Barbosa.
Cooperativismo de crédito avança no Brasil e no mundo
O modelo de cooperativismo de crédito tem ganhado força globalmente. Dados do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu), referentes a 2023, apontam que existem mais de 74,6 mil cooperativas de crédito no mundo, com 411 milhões de associados e ativos que superam US$ 3,7 trilhões.
No Brasil, o setor contabilizou 17,3 milhões de associados em 2023, distribuídos em 768 cooperativas, com mais de R$ 730 bilhões em ativos, segundo o Banco Central. Ainda de acordo com o levantamento, 57% dos municípios brasileiros — ou 3.177 cidades — já contam com pelo menos uma unidade de cooperativa de crédito.
Estudos realizados pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), demonstram que a presença de cooperativas tem impacto direto no desenvolvimento regional. Os municípios com atuação dessas instituições registraram aumento de 10% no PIB per capita, 15,1% nas vagas de emprego e 15,6% no número de estabelecimentos comerciais.