Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Liquidação D+0 para boletos bancários inicia em 15 de março.
A partir da próxima sexta-feira, 15 de março, os boletos bancários terão um processamento mais rápido. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que parte da liquidação interbancária será realizada no mesmo dia do pagamento, conhecido como prazo D+0. A outra parte seguirá o prazo D+1, ou seja, a liquidação ocorrerá em um dia útil após o pagamento.
Essa mudança, que afetará 136 bancos e será obrigatória, permite que pagamentos de boletos efetuados até as 16h30min resultem na transferência de fundos ao credor no mesmo dia, a depender do contrato estabelecido com a instituição financeira. Pagamentos realizados após esse horário terão a liquidação no dia útil seguinte.
Para o pagador do boleto, não haverá alterações; as mudanças impactam o recebedor do valor. Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, a medida visa aumentar a agilidade para os cobradores e trazer benefícios ao comércio, especialmente ao e-commerce, onde a rapidez na liquidação pode acelerar o processo de entrega de mercadorias.
Em 2023, foram processados 4,2 bilhões de boletos bancários, movimentando um total de R$ 5,8 trilhões. Com a implementação inicial da nova sistemática, estima-se que aproximadamente 57% dos boletos sejam processados no prazo D+0, enquanto os demais 43% no prazo D+1. A Febraban planeja, após a consolidação da modernização e ausência de ocorrências técnicas, estudar a possibilidade de migrar toda a liquidação de boletos para o prazo D+0.
A emissão de boletos está disponível para qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta bancária e contrate o serviço junto ao seu banco.
Fonte; Divulgação / internet