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Muitos consumidores se queixam de receber ligações de telemarketing sem autorização. Essas ligações são ilegais e acontecem quando alguém tenta vender um produto ou serviço por telefone, sem o consentimento do consumidor.
Para se proteger dessas ligações ou mensagens, os consumidores podem se cadastrar em duas plataformas. No Estado, o Procon é o órgão responsável por impedir que as empresas façam contatos indevidos com os clientes. O cadastro pode ser feito no site do Procon.
O serviço mais usado no país para bloquear ligações indesejadas é o Não Me Perturbe, apoiado pela Anatel. No ano passado, mais de 11 milhões de números de telefone foram cadastrados nessa plataforma.
O Não Me Perturbe também funciona em um painel online e proíbe ligações de empresas de telecomunicações e ofertas de crédito consignado. Quem não deixou de receber ligações Algumas pessoas continuam recebendo ligações indesejadas mesmo depois de se cadastrarem nas duas plataformas. É o caso do publicitário Robson Flores, que mora em Passo Fundo. Ele diz que continua sendo incomodado com as ligações frequentes.
Ele fez o bloqueio no Procon em maio de 2021, mas conta que neste ano uma operadora de celular começou a ligar para ele com mais insistência. Foi então que ele passou a reclamar mais.
Como se cadastrar Para fazer o cadastro no Procon, basta acessar o site proconbloqueio.rs.gov.br e informar os dados. Depois de 30 dias do cadastro, as ligações de telemarketing ativo (quando o vendedor ou prestador de serviço liga para o cliente) devem parar.
Da mesma forma, para fazer o pedido pelo Não Me Perturbe, basta entrar no site naomeperturbe.com.br e informar os dados pessoais. É possível escolher as empresas que não quer receber contato por telefone. O prazo para efetivar o pedido também é de 30 dias.
Fonte; Procon RS