Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um relatório inédito da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério dos Transportes, divulgado nesta segunda-feira (25), revela que, em média, oito condutores são multados a cada hora no Brasil por dirigirem sob influência de álcool ou substâncias psicoativas.
O levantamento abrange 15 anos de aplicação da Lei Seca e registra mais de 1 milhão de infrações relacionadas à mistura de álcool e direção no sistema nacional de infrações de trânsito, abrangendo o período de junho de 2008 a junho deste ano.
As estatísticas indicam que mais da metade dessas multas ocorreram nos finais de semana, sendo o domingo o dia de maior incidência, com um pico notável entre as 17h e as 18h.
Os dados coletados permitiram à Senatran traçar um perfil dos infratores, revelando que mais de 80% das multas foram aplicadas a condutores do sexo masculino, com mais de 30 anos de idade e mais de 15 anos de habilitação.
Além disso, mais de 80% das autuações se referem à categoria de “veículos leves”, que inclui automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários. Surpreendentemente, apenas 3% dos veículos registraram duas ou mais infrações relacionadas ao consumo de álcool.
O relatório também apresenta um mapeamento geográfico das infrações, destacando que os estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná lideram as estatísticas, representando coletivamente mais de 40% das infrações à Lei Seca no país.
Segundo a Senatran, este documento servirá como base para o Governo Federal planejar melhorias nos métodos de fiscalização, visando a redução das infrações relacionadas ao álcool no trânsito.
Fonte; Senatram