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Rede Estadual inicia ano letivo com novas obras e ampliação do tempo integral

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Cerca de 674 mil alunos foram acolhidos nas 2.342 escolas estaduais na segunda-feira (19/2).

O ano letivo de 2024 na Rede Estadual de Educação começou na segunda-feira (19/2) com novidades e melhorias. O governo do Estado inaugurou novas obras pelo Programa Lição de Casa, que revitalizou os espaços físicos das escolas, e fortaleceu os programas de combate à evasão e à violência escolar. Além disso, ampliou o número de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, que oferecem uma proposta pedagógica inovadora e integrada.

As 2.342 escolas estaduais receberam cerca de 674 mil alunos já matriculados, sendo aproximadamente 400 mil no Ensino Fundamental e mais de 200 mil no Ensino Médio. O recesso escolar ocorrerá entre 22 de julho e 2 de agosto, e o encerramento do ano letivo será em 20 de dezembro.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destacou a importância do acolhimento de alunos, professores e servidores neste primeiro momento, mas também ressaltou os esforços do governo do Estado para fortalecer as políticas públicas educacionais que foram destaque no ano letivo de 2024.

Novas oportunidades de aprendizagem e protagonismo
Uma das novidades da Rede Estadual em 2024 é a ampliação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, ação prioritária do governo.

O novo modelo apresenta uma proposta pedagógica multidimensional, integrada às dinâmicas da atualidade e ao desenvolvimento das competências cognitivas socioemocionais. O sistema foi ampliado, com a adesão, em 2024, de mais 94 unidades de ensino, passando de 111 para 205 instituições em tempo integral.

Avaliações para aferir o desempenho dos estudantes
O calendário escolar de 2024 também contempla a realização de avaliações para aferir o desempenho dos estudantes da Rede Estadual ao longo do ano letivo. De 26 de fevereiro a 8 de março, ocorre a primeira avaliação diagnóstica para mensurar o aprendizado do ano anterior. De 25 de março a 5 de abril, será feita a avaliação diagnóstica de fluência em leitura para aferir o nível de desenvolvimento da alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental. Posteriormente, entre 5 e 16 de agosto, ocorre a avaliação formativa da rede.

Entre 26 de agosto e 6 de setembro, acontecerá a avaliação formativa de fluência em leitura. De 1° a 14 de novembro, foi aplicada a avaliação somativa de fluência em leitura. Por último, entre 20 de novembro e 3 de dezembro, serão realizadas as provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). O método, que avaliou as redes estadual e municipais, teve como um dos seus indicadores o Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), que mediu a qualidade da educação básica.

Fonte; Gov

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