Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Área plantada atinge 84%, mas ainda está atrasada em relação à média dos últimos cinco anos.
A semeadura da soja no Rio Grande do Sul prosseguiu em ritmo mais lento nas últimas duas semanas, devido à alta umidade do solo e à frequência de chuvas em parte do estado, especialmente ao norte. No entanto, mesmo nessas áreas com maior volume acumulado de chuvas, houve a possibilidade de realizar a semeadura em pequenas janelas temporais, segundo o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (14/12). A área já plantada no estado evoluiu para 84%, mas ainda está atrasada em relação à média dos últimos cinco anos e próxima à semeada no mesmo período do ano passado.
O desenvolvimento da cultura da soja mostrou melhorias significativas, com a emissão mais rápida de folhas e um aumento perceptível na área foliar. As lavouras semeadas entre o final de outubro e a primeira quinzena de novembro apresentam boa recuperação no crescimento, embora ainda exibam caules finos e folhas basais de tamanho reduzido. Já as lavouras semeadas a partir de 15 de novembro mostram uma emergência mais uniforme e um desenvolvimento inicial das plantas dentro da normalidade, com folhas bem desenvolvidas desde o momento da emergência.
Em termos fitossanitários, os produtores estão monitorando a infestação de ervas daninhas nas lavouras, dada a condição climática favorável para o seu desenvolvimento. O monitoramento de doenças também é constante, concentrado especialmente na ferrugem asiática. As plantas de germinação espontânea, oriundas de grãos perdidos na safra anterior (conhecidas como guaxas), que apresentam sintomas da doença, foram encontradas em várias regiões do estado e com maior frequência na região Centro Oeste. Os esporos do fungo estão presentes nos coletores do Programa Monitora Ferrugem desde o início do monitoramento, em outubro. Alguns produtores já estão iniciando os protocolos de aplicação de fungicidas devido à proximidade do fechamento das entrelinhas nas primeiras lavouras implantadas.
O valor médio da saca de 60 quilos de soja, de acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no estado, reduziu 0,96% em comparação à semana anterior, passando de R$ 139,97 para R$ 138,63.
Fonte; Clic Rbs