Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Participação na Consulta Popular 2023 cresceu 34% em relação ao ano passado.
A Consulta Popular, processo democrático em que os cidadãos do Estado têm a oportunidade de escolher projetos prioritários para suas regiões, registrou um total de 185.282 votos no ano de 2023. Esse número representa um aumento de 34% em comparação ao ano anterior, que contou com a participação de 137.764 pessoas. A votação ocorreu entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, sendo realizada principalmente através do portal da Consulta, que concentrou 87% dos votos, seguido pelo aplicativo WhatsApp com 8% e pelo aplicativo off-line com 5%.
Investimentos e Distribuição de Recursos
Iniciada em julho pelo governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a Consulta Popular de 2023 disponibilizou um montante de R$ 60 milhões para serem investidos em propostas sugeridas pela população. Este valor, que é R$ 5 milhões maior que o do ano anterior, será distribuído entre as 28 regiões representadas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
Compromisso com as Demandas Regionais
Danielle Calazans, titular da SPGG, destacou o comprometimento dos cidadãos com o processo da Consulta Popular, mencionando o esforço em oferecer alternativas para que a população pudesse expressar suas demandas prioritárias. O expressivo número de votos na etapa final reflete o envolvimento da comunidade durante todo o processo.
Divulgação dos Resultados
Os resultados detalhados das votações e as propostas selecionadas por região serão anunciados nos próximos dias, conforme informado pela SPGG. A expectativa é que esses dados forneçam insights sobre as prioridades dos cidadãos para o desenvolvimento regional.
Fonte; Gov.Br