Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nível dos rios deve voltar a subir e há riscos de granizo e vento forte.
Dia de sol e calor levou pessoas às ruas de Porto Alegre neste domingo (17).
Após um fim de semana de tempo estável em todo o Rio Grande do Sul, as instabilidades voltam a ganhar força a partir desta segunda-feira (18). Podem ocorrer temporais isolados, eventual queda de granizo e rajadas pontuais de vento nas regiões da Campanha, Sul, Sudeste, Centro e Missões. A Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alerta para chuva e tempestade.
Por conta de um sistema de baixa pressão, fluxo de umidade e atuação de uma frente fria, o Estado deve registrar nesta segunda-feira chuva volumosa e a persistência das cheias dos rios da Metade Sul. As instabilidades devem seguir atuando em todo o RS na terça-feira (19), com risco de temporais isolados e vento na maioria das regiões. Na Metade Sul e Centro, os acumulados variam entre 40 e 60mm ao dia nessas áreas. Na Metade Norte, o acumulado fica entre 30 e 50mm/dia.
Alerta nos rios
O mesmo cenário se estende em praticamente todo Estado na quarta-feira. Conforme o hidrólogo Pedro Camargo, da Sala de Situação do governo do Estado, a chuva deve persistir até a quinta-feira. Mesmo com os níveis dos rios no RS em declínio ou estabilidade, Camargo afirma que os rios ainda apresentam níveis muito altos e com limiar de alerta:
A tendência é que para esse evento a gente volte a ter uma resposta bem significativa nessas regiões, porque os volumes são bem elevados. Com isso os rios devem voltar a subir bastante na Campanha, Fronteira Oeste e região Sul. Rios menores provavelmente a gente já vai ter uma resposta direta num primeiro evento de chuva. E rios maiores, como Camaquã, Ibirapuitã, Ibicuí e Santa Maria vão acabar tendo uma resposta no dia seguinte, mas a gente espera uma resposta significativa em todos eles de novo — alerta.
Conforme Camargo, o alerta envolve toda a metade Sul do Estado.
Todas as bacias hidrográficas da metade Sul do Estado estão inclusas. O Camaquã mantém níveis elevados ainda e, apesar do declínio, vai voltar a subir. E na bacia Mirim São Gonçalo tem o Rio Jaguarão, que atingiu limiares elevados também e ultrapassou a cota de inundação durante esse evento, mas já desceu bastante. Mas é esperado alguma resposta dele, dependendo de como for as chuvas, pode ultrapassar a cota de inundação de novo — destaca.
Chuva na quarta e na quinta
De acordo com a Climatempo, as condições de instabilidade persistirão na quarta-feira, com previsão de chuvas contínuas e volumosas em diversas regiões do Estado. Na quinta-feira, uma nova frente fria se formará e fortalecerá novamente as instabilidades no RS, com previsão de chuva significativa em várias áreas, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre.
Em Porto Alegre, nesta segunda-feira, o tempo será de sol com muitas nuvens, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia. A temperatura variará entre 17°C e 25°C. Em Erechim, na região Norte, a temperatura oscilará entre de 17°C e 29°C. Em Caxias do Sul, na Serra, a mínima será 18°C e a máxima de 31°C. Em Capão da Canoa, no Litoral Norte, a temperatura variará entre 18°C e 28°C.
Fonte; Clic Rbs